mm

Brahma 

 

        Brahma é uma cerveja Brasileira criada em 1888, no Rio de Janeiro, pela Brahma Villiger & Companhia, que depois mudaria de nome para Companhia cervejaria Brahma, e depois seria sucedida pela AmBev. A cerveja Brahma é a segunda marca de cerveja mais consumida no Brasil, e a quinta cerveja mais consumida em todo o mundo, pois encontra-se disponível em mais de um milhão de pontos de venda em todo o mundo.

        Apesar da Brahma ser totalmente Brasileira, ela é famosa por ser a marca internacional da Ambev, marcando presença em mais de 15 países ao redor do mundo, entre eles Rússia, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, França, Inglaterra, Irlanda, Ucrânia, Itália, Espanha, Suécia, Austrália, Nova Zelândia, China, Holanda, e também em toda a América Latina.

Budweiser

            No ano de 1997, em parceria com a Antarctica, a cerveja foi introduzida oficialmente no Brasil.

        Tudo começou quando, reconhecendo a popularidade da cerveja tipo pilsner, e sonhando construir a marca com maior volume de vendas dos Estados Unidos, Adolphus Busch, então proprietário da cervejaria Anhauser-Busch, fundada em 1860 por seu sogro na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri, e com a valorosa colaboração de Carl Conrad, introduziu no mercado americano, em 1876, a famosa BUDWEISER LAGER BEER, a primeira cerveja nacionalmente americana, desenvolvida sobre uma receita com ingredientes de alta qualidade. Um dos primeiros anúncios da nova cerveja foi um quadro pintado pelo próprio Adolphus Busch. A cervejaria decidiu batizar sua nova criação com o nome BUDWEISER, inspirado em um tipo de cerveja proveniente de um lugar chamado Budweis, em uma região distante do Império Húngaro, da qual a atual República Checa fazia parte.

 

 

                                                   Antarctica

No ano de 2000 a ANTARCTICA fundiu-se com a Brahma, formando a AmBev, que se tornou, na época, a quinta maior cervejaria do mundo. A partir deste momento a cerveja ANTARCTICA ganhou ainda mais força no mercado, e, em meio a uma infinidade de concorrentes, se tornou uma das cervejas mais consumidas do país.

        A empresa iniciou uma onda de aquisições a partir da década de 60: em 1961 a ANTARCTICA comprou a cervejaria Bohemia, a mais antiga do Brasil; em 1972, a Polar e a Cervejaria de Manaus também foram adquiridas pela empresa.

        A história da empresa tem suas origens no ano de 1885 e inicialmente era um abatedouro de suínos, de propriedade de Joaquim Salles junto com outros sócios, localizada no bairro no bairro da Água Branca, na cidade de São Paulo. A empresa possuía uma fábrica de gelo com capacidade ociosa e isso despertou o interesse do cervejeiro alemão Louis Bücher, que desde 1868 possuía uma pequena cervejaria. Os dois empresários se associaram, e em 1888 criou-se a primeira fábrica de cerveja do país com tecnologia de baixa fermentação, com uma capacidade de produção de 6 mil litros diários. As primeiras cervejas lançadas no mercado com a marca ANTARCTICA PILSEN. O fato de darem um nome a cerveja foi de enorme importância, já que na época, as fábricas não produziam cerveja com marca alguma, já que esta era vendida em barris e, nos poucos casos em que era engarrafada, não possuía um rótulo próprio.

 

 

Stella Artois

 

        A premiada e cobiçada cerveja belga tem suas origens em uma tradicional cervejaria belga, chamada Den Hoorn, que data do longínquo ano de 1366, uma das mais antigas do mundo. A qualidade da cerveja produzida na pequena cervejaria, localizada na cidade de Leuven no interior da Bélgica, ganhou fama e se espalhou pelo país. A cidade cresceu em importância quando, em 1425, recebeu uma universidade, tornado-se ponto de encontro de célebres e estudantes, que acabou patrocinando a cervejaria. Logo os estudantes passaram a trabalhar em pesquisas para aprimorar a produção da tal cerveja. Até hoje os laboratórios da Universidade de Leuven são utilizados para garantir a qualidade de muitas cervejas belgas.

        Em 2005, a cultuada cerveja finalmente desembarcou no Brasil com o slogan "Stella Artois, um valor inestimável", salientando, como em outros países, que o preço mais elevado se justifica pela qualidade do produto. A cerveja, que passou a integrar o portfólio da Ambev após a fusão com a belga Interbrew, foi lançada primeiramente na versão chope em bares e restaurantes de São Paulo, e depois na versão de garrafa long neck. Para viabilizar a produção da cerveja no Brasil, um mestre-cervejeiro passou cerca de seis meses entre São Paulo e Leuven, na Bélgica, estudando sua receita, seu processo especial de fabricação, além de todo o ritual que envolve o prazer de degustar uma autêntica STELLA ARTOIS.

Pepsi

 

        Tudo começou em 1893 quando Caleb Davis Bradham, um farmacêutico da pequena cidade de New Bern, estado da Carolina do Norte, inventou uma bebida chamada "Brad’s Drink" (algo como "bebida do Brad"), feita de água carbonada (gasosa), açúcar, baunilha, aromas de especiarias (canela, cravo e noz moscada), pepsina e extrato de noz de cola. Essa bebida tinha o intuito de suavizar os males causados pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. Este alívio se obtinha em consequência do extrato de noz de cola e do gás presente na bebida. Seu assistente James Henry King foi o primeiro a provar a nova bebida. Colocada a venda em sua farmácia, seu sabor agradou tanto que os consumidores passaram a consumi-la mesmo quando não estavam com o mal estar péptico. Em 1898, o xarope foi transformado em bebida e lançado oficialmente no mercado no dia 28 de agosto com o nome de PEPSI-COLA (afinal por alguns anos a bebida foi conhecida como "Brad’s Drink", em referência ao nome de seu inventor), palavra oriunda de seus principais ingredientes (pepsina e nozes de cola), ganhando assim seu primeiro logotipo.

        Em 1934, além de iniciar a venda de seu produto internacionalmente, começando pelo Canadá, onde a marca estava registrada desde 1906, introduziu no mercado a garrafa de 12 onças por apenas cinco centavos de dólar, o mesmo valor pago por 6 onças que era o padrão da concorrência na época. As vendas iniciaram na cidade de Baltimore e o produto foi um sucesso instantâneo. Em plena depressão americana as vendas explodiram nacionalmente, ajudando a empresa a enfrentar até com certa tranquilidade este período tão difícil. Nesse mesmo ano ocorreu a morte de Caleb Bradham, inventor da bebida, aos 66 anos de idade.

Guaraná Antarctica

 

        Em 1934, além de iniciar a venda de seu produto internacionalmente, começando pelo Canadá, onde a marca estava registrada desde 1906, introduziu no mercado a garrafa de 12 onças por apenas cinco centavos de dólar, o mesmo valor pago por 6 onças que era o padrão da concorrência na época. As vendas iniciaram na cidade de Baltimore e o produto foi um sucesso instantâneo. Em plena depressão americana as vendas explodiram nacionalmente, ajudando a empresa a enfrentar até com certa tranquilidade este período tão difícil. Nesse mesmo ano ocorreu a morte de Caleb Bradham, inventor da bebida, aos 66 anos de idade.


        Desde aquela época, a Antartica já comprava o fruto do guaraná diretamente de fornecedores da região de Maués (Amazonas) para produzir o extrato na sua unidade industrial localizada na cidade de São Paulo. A famosa versão Caçulinha do GUARANÁ ANTARCTICA foi lançada em 1949, em garrafinha de vidro de 185 mililitros, embalagem até então inédita no Brasil. As embalagens pequenas e de fácil transporte, eram perfeita para o lanche das crianças e passeios com toda a família

Teem

    

    

O refrigerante Teem foi lançado regionalmente nos Estados Unidos em

1959

e no ano de

1964

passou a ser comercializado em âmbito nacional. Em 1984, a linha de produção americana foi descontinuada, sendo substituída pela marca "Slice" também pertencente a Pepsi.

         A Pepsico comercializou o refrigerante Teem em diversos países como no Uruguai, na Argentina, em Honduras, na África do Sul e no Paquistão, até o início da década de 90, sendo substituído, posteriormente pelo refrigerante 7 Up, após a compra parcial da marca nos países fora dos Estados Unidos. No Brasil, foi lançado nacionalmente em 1995, sendo que, no Estado do Rio Grande do Sul, vinha sendo comercializada desde 1974, no sabor lima-limão.

 

Fusion

        Líder no segmento de bebidas no Brasil, a Ambev optou por entrar no segmento dos energéticos com Fusion Energy Drink, um produto inovador em toda a sua proposta - do líquido à embalagem, passando pelo posicionamento da marca. O produto foi lançado em janeiro de 2011 com exclusividade no programa BBB11, da Rede Globo, e chegou aos pontos de venda do mercado brasileiro no início de 2011


mm